Chaui_bob-sousa_31

“Sociedade autoritária, ética e violência no Brasil”, com a filósofa Marilena Chaui

Data / Hora
04/05/2016
20:00 - 22:00


Quintaleiros e Quintaleiras,

Convidamos vocês para o encontro “Sociedade autoritária, ética e violência no Brasil”, com a filósofa Marilena Chaui.

Marilena Chaui, filha do jornalista Nicolau Chaui e da professora Laura de Souza Chaui, nasceu em São Paulo em 1941. É mãe de José Guilherme e Luciana, avó de Daniel, Gabriela e Diego.

Fez seu curso primário no Grupo Escolar de Pindorama (SP), iniciou o curso secundário no Colégio Nossa Senhora do Calvário, em Catanduva (SP), vindo a concluí-lo no Colégio Estadual Presidente Roosevelt, em São Paulo. Fez o curso de graduação de Filosofia na Universidade de São Paulo (USP), onde também fez o curso de pós-graduação e defendeu seu mestrado sobre a filosofia de Maurice Merleau-Ponty.

Iniciou, em 1967-69, na França seu doutorado sobre a filosofia de Espinosa e veio a defendê-lo em 1971, também na USP, onde, em 1977, defendeu sua tese de livre-docência sobre Espinosa e, em 1987, fez o concurso e recebeu o título de Professora Titular de Filosofia.

Desde 1967, leciona no Departamento de Filosofia da USP e, desde 1972, orienta teses de mestrado e doutorado e coordena o Grupo de Pesquisa de Estudos Espinosanos.

Suas áreas de especialização são História da Filosofia Moderna e Filosofia Política, dedicando-se às obras dos filósofos Espinosa e Merleau-Ponty e às questões sobre democracia e crítica da ideologia. É membro fundador da Association des Amis de Spinoza (França), Assoziazone Italiana degli Amici di Spinoza (Itália) e Associação de Estudos Filosóficos do Século XVII (Brasil). Ministra cursos de pós-graduação nas universidades de Paris, Pisa, Bolonha, Córdoba (Argentina), Stanford e Columbia.

Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Université de Paris VIII, pela Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e pela Universidade Federal de Sergipe.

Recebeu, em 1981, o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pelo livro Cultura e democracia; em 1994, o prêmio Jabuti pelo livro Convite à Filosofia; os prêmios Sérgio Buarque de Holanda (Biblioteca Nacional), em 1999, e Jabuti, em 2000, pelo livro A nervura do real. Imanência e liberdade em Espinosa.

É membro fundador da Comissão Teotônio Vilela de Defesa de Direitos do Encarcerados em Instituições Totais. É membro do conselho diretor da Fundação Perseu Abramo.

Foi Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo de 1989 a 1992 (durante o governo de Luiza Erundina). Foi membro do Conselho Nacional de Educação de 2002.

Publica regularmente artigos em periódicos nacionais e internacionais de Filosofia, História e Ciências Sociais.

Entre seus livros, estão: O que ideologia? (Editora Brasiliense); Cultura e democracia (Cortez Editores); Convite à Filosofia (Editora Ática); Espinosa. Uma filosofia da liberdade (Editora Moderna); Merleau-Ponty. Uma experiência do pensamento (Editora Martins Fontes); A nervura do real. Imanência e liberdade em Espinosa (Editora Companhia das Letras); Política em Espinosa (Editora Companhia das Letras, 2004); Brasil: Mito fundador e sociedade autoritária (Editora Fundação Perseu Abramo, 2000); Escritos sobre a Universidade (Edunesp); Simulacro e poder (Editora Perseu Abramo); Política cultural (Editora Perseu Abramo), Introdução à História da Filosofia, Volume I (Editora Companhia das Letras); Introdução à História da Filosofia Volume II (Editora Companhia das Letras); Desejo, paixão em ação na ética de Espinosa (Editora Companhia das Letras), Between conformity and resistence (Palgrave Mac Millan, Nova York).

Foram traduzidos para o espanhol e o italiano seus livros sobre Merleau-Ponty e Espinosa.

Evento: Sociedade autoritária, ética e violência no Brasil.
Data: ​04 de maio, quarta feira
Horário: 20h às 22h
Local: São Paulo – Alto de Pinheiros (o endereço completo do espaço será enviado após inscrição aprovada!)

Inscrições: via site (www.quintalamendola.com.br) ou email (quintalamendola@gmail.com).

As vagas são limitadas – A GARANTIA DA VAGA É O EMAIL DE CONFIRMAÇÃO – enviado após o recebimento da solicitação de inscrição!!!

Contribuição​: os eventos do Quintal Amendola são GRATUITOS – a CONTRIBUIÇÃO É VOLUNTÁRIA!​

Bem vindos/as ao Quintal Amendola!

Reservas

O Quintal Amendola é localizado em São Paulo, no bairro Alto de Pinheiros. Para receber o endereço completo, é necessário fazer sua reserva em uma ou mais atividades.

O Evento está com as reservas esgotadas.

Comments are closed.

Design por Thomas Mourão