dirceu

Os olhos férteis: o pensamento diferencial de artistas e dos chamados gênios, com Dirceu Villa.

Data / Hora
17/03/2016
20:00 - 22:00


Olá, Quintaleiros e Quintaleiras!

Convidamos vocês para o encontro Os olhos férteis: o pensamento diferencial de artistas e dos chamados gênios, com Dirceu Villa.

​Dirceu Villa nasceu em São Paulo, é poeta​, tradutor e ensaísta.

Autor de MCMXCVIII (Badaró, 1998), Descort (Hedra, 2003, vencedor do prêmio Nascente), Icterofagia (Hedra, 2008, contemplado com o PAC, atual ProAc) e Transformador: poemas, 1998-2013 (Demônio Negro, 2014).

Mestrou-se em 2004, na USP, com uma tradução anotada dos poemas de Lustra, de Ezra Pound (Demônio Negro/Annablume, 2011), e foi publicado em revistas brasileiras como Ácaro, Cult, Ciência e Cultura, Modo de Usar & Co., Celuzlose, IHU, Metáfora, além de estrangeiras, como a nova-iorquina Rattapallax, Poetry Wales, do País de Gales, Alforja, do México, Alba, da Inglaterra, e Neue Rundschau, da Alemanha. Ensinou poesia na extensão universitária da USP, e foi curador da exposição de livros de Ezra Pound, a Ezpo, da biblioteca de Haroldo de Campos, na Casa das Rosas em 2008.

Na revista digital Germina Literatura escreveu ensaios sobre poesia contemporânea, revisões do cânone da poesia de língua portuguesa e traduziu Ovídio, Matteo Maria Boiardo, Peire Vidal, Voltaire e e.e.cummings, entre outros, em sua página Officina Perniciosa. Organizou antologia de doze poetas brasileiros contemporâneos para a revista La Otra, do México, em 2009.

Traduziu também contos de Joseph Conrad (Um anarquista e outros contos, Hedra, 2009), poemas de Mairéad Byrne (Famosa na sua cabeça, Dobra Editorial, 2015) e prefaciou obras de Stéphane Mallarmé, Charles Baudelaire, Christopher Marlowe, Alfredo Fressia, Érico Nogueira, Ricardo Aleixo e Jeanne Callegari, além de outros.

Participou, com o poeta alemão Ulf Stolterfoht, do VERSschmuggel (Contrabando de versos), oficina de tradução no PoesieFestival de Berlim, em 2012, publicada em livro por Wunderhorn (Alemanha) e 7Letras (Brasil).

Doutorou-se na USP, no mesmo ano, com tese sobre a poesia dos séculos XV-XVI na Itália e na Inglaterra, com estágio de pesquisa na biblioteca do Warburg Institute e na British Library, de Londres (2010-2011). Foi o escolhido de 2015, pelo British Council, pelo Writers’ Centre Norwich e pela Feira Literária de Paraty para uma residência literária em Norwich e Londres.

Tem pós-doutorado em Literatura Brasileira, na USP, sobre revisão do cânone de poesia (2015). Foi professor de Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Federal de São Paulo, a UNIFESP, e é o professor de Tradução Poética do Centro de Estudos da Tradução Casa Guilherme de Almeida. Escreve o blog Demônio Amarelo desde 2007:http://odemonioamarelo.blogspot.com.br, e tem ainda inédito o seu quinto livro de poemas, couraça.

Evento: Os olhos férteis: o pensamento diferencial de artistas
e dos chamados gênios​, ​com ​Dirceu Villa
Data: ​1​7 ​de ​março​, qu​in​ta feira
Horário: 20h às 22h
Local: São Paulo – Alto de Pinheiros (o endereço completo do espaço será enviado após inscrição aprovada!)

Inscrições: site (www.quintalamendola.com.br) ou email (quintalamendola@gmail.com). As vagas são limitadas!!!

Contribuição​ (sugestão: 30,00 reais)​: os eventos do Quintal Amendola são GRATUITOS – a CONTRIBUIÇÃO É VOLUNTÁRIA!​

Bem vindos/as ao Quintal Amendola!

Reservas

O Quintal Amendola é localizado em São Paulo, no bairro Alto de Pinheiros. Para receber o endereço completo, é necessário fazer sua reserva em uma ou mais atividades.

As reservas estão fechados para este evento.

Comments are closed.

Design por Thomas Mourão