20151212_231332 - Copia

Melancolia/Depressão: Sintoma De Uma Sociedade Narcisista, com Luciana Chauí-Berlinck

Data / Hora
15/02/2017
20:00 - 22:00


Quintaleiros e Quintaleiras, feliz ano novo!

Iniciaremos nossas atividades com a querida convidada Luciana Chaui-Berlinck, que falará sobre a patologia de uma época: melancolia/depressão, sintomas de uma contemporaneidade marcada pelos ideais narcísicos.

Luciana é Doutora em Psicologia pelo IP-USP, Mestre em filosofia pela FFLCH-USP, Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, Psicóloga Clínica, acompanhante terapêutica, docente do curso de graduação em Psicologia da Universidade Mackenzie, docente do curso de Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública da FSP-USP, docente do curso de Formação em AT da AAT (Associação de Acompanhamento Terapêutico), autora dos livros Melancolia: Rastros de dor e de perda; Novos andarilhos do bem: Caminhos do Acompanhamento Terapêutico e O Inconsciente.

A discussão será sobre a emergência da Melancolia/Depressão como patologia característica da sociedade contemporânea, tomando como referência a compreensão desse fenômeno na perspectiva psicanalítica. Partindo do pressuposto de que a configuração da subjetividade e da patologia de uma época está articulada intrinsecamente pelos modos de relação historicamente determinados, tomamos a Melancolia/Depressão como sintoma de uma contemporaneidade marcada pelos ideais narcísicos, tais como Freud os descreveu e interpretou em Luto e melancolia e em Introdução ao narcisismo. Às interpretações freudianas acrescentamos as análises da sociedade contemporânea feitas por Christopher Lasch em A cultura do narcisismo e por David Harvey em A condição pós-moderna.

​Evento: Melancolia/Depressão: Sintoma De Uma Sociedade Narcisista
Data: ​15 de fevereiro, quarta-feira
Horário: 20h às 22h
Local: São Paulo – Alto de Pinheiros (o endereço completo do espaço será enviado após inscrição aprovada!)

Inscrições: via site (www.quintalamendola.com.br) ou email (quintalamendola@gmail.com).

As vagas são limitadas!!!

Contribuição​: os eventos do Quintal Amendola são GRATUITOS – a CONTRIBUIÇÃO É VOLUNTÁRIA!​

Bem vindos/as ao Quintal Amendola!

Reservas

O Quintal Amendola é localizado em São Paulo, no bairro Alto de Pinheiros. Para receber o endereço completo, é necessário fazer sua reserva em uma ou mais atividades.

O Evento está com as reservas esgotadas.

Comments are closed.

Design por Thomas Mourão