coetzee

Clube de leitura: “Desonra” do escritor sul-africano J.M. Coetzee

Data / Hora
30/05/2019
20:00 - 22:00


Quintaleiras e Quintaleiros,

Convidamos vocês a participar do nosso Clube de Leitura, uma roda de discussão sobre uma obra literária, lida por todos os participantes no decorrer de um mês.

Os encontros são mensais e duram duas horas. Ao final de cada encontro um novo livro é escolhido, por sugestão da mediadora e dos participantes, e depois de um mês todos se encontram novamente para mais uma rodada.

Como funciona: o clube de leitura do Quintal Amendola acontece na última quinta-feira de cada mês.

Patrícia Ditolvo é a nossa querida mediadora: “Arquiteta (FAU-USP) de profissão, (re)descobri tarde, mas não tarde demais, meu amor pela Literatura, em todas as suas formas. Voltei para USP, onde cursei Letras – Português e Inglês, na FFLCH, e participo do Clube de Leitura no Quintal Amendola desde o nosso primeiro encontro. O Clube sempre foi um lugar livre de discussão literária, seguro, sem respostas erradas e sem as amarras da Academia. É, para mim, uma honra ter a oportunidade de mediar este espaço tão precioso de troca, de afeto e de construção coletiva de conhecimento”.

Obra escolhida: Desonra, do escritor sul-africano J.M. Coetzee.

Sobre a obra: sucesso de público e crítica – foi publicado em mais de vinte países e ganhou o Booker Prize, o mais importante prêmio literário da Inglaterra -, Desonra é considerado o melhor romance de J. M. Coetzee.

O livro conta a história de David Lurie, um homem que cai em desgraça. Lurie é um professor de literatura que não sabe como conciliar sua formação humanista, seu desejo amoroso e as normas politicamente corretas da universidade onde dá aula. Mesmo sabendo do perigo, ele tem um caso com uma aluna. Acusado de abuso, é expulso da universidade e viaja para passar uns dias na propriedade rural da filha, Lucy.

No campo, esse homem atormentado toma contato com a brutalidade e o ressentimento da África do Sul pós-apartheid. Com personagens vivos, com um ritmo narrativo que magnetiza o leitor, Desonra investiga as relações entre as classes, os sexos, as raças, tratando dos choques entre um passado de exploração e um presente de acerto de contas, entre uma cultura humanista e uma situação social explosiva”.
Data e Horário: 30/05, das 20h às 22h.

Inscrições: http://quintalamendola.com.br/programacao/clube-de-leitura-desonra-do-escritor-sul-africano-j-m-coetzee/

Contribuição: voluntária – o valor doado é dividido entre o espaço e a mediadora.

 

Bem vindos/as!

 

Abraços,

Daniela e Tatiana

Reservas

O Quintal Amendola é localizado em São Paulo, no bairro Alto de Pinheiros. Para receber o endereço completo, é necessário fazer sua reserva em uma ou mais atividades.


Comments are closed.

Design por Thomas Mourão