amada

Clube de leitura: “Amada”, da escritora americana Toni Morrison

Data / Hora
29/08/2019
20:00 - 22:00


Quintaleiras e Quintaleiros,

Convidamos vocês a participar do nosso Clube de Leitura, uma roda de discussão sobre uma obra literária, lida por todos os participantes no decorrer de um mês.

Os encontros são mensais e duram duas horas. Ao final de cada encontro um novo livro é escolhido, por sugestão da mediadora e dos participantes, e depois de um mês todos se encontram novamente para mais uma rodada. 
Como funciona: o clube de leitura do Quintal Amendola acontece na última quinta-feira de cada mês.

Patrícia Ditolvo é a nossa querida mediadora: “Arquiteta (FAU-USP) de profissão, (re)descobri tarde, mas não tarde demais, meu amor pela Literatura, em todas as suas formas. Voltei para USP, onde cursei Letras – Português e Inglês, na FFLCH, e participo do Clube de Leitura no Quintal Amendola desde o nosso primeiro encontro. O Clube sempre foi um lugar livre de discussão literária, seguro, sem respostas erradas e sem as amarras da Academia. É, para mim, uma honra ter a oportunidade de mediar este espaço tão precioso de troca, de afeto e de construção coletiva de conhecimento”.

 

Obra escolhida: “Amada”, da escritora americana Toni Morrison.

 

Sobre a obra (editora companhia das letras):

Baseado numa história real, Amada é ambientado em 1873, época em que os Estados Unidos começavam a lidar com as feridas da escravidão recém-abolida. Com estilo sinuoso, Toni Morrison constrói uma narrativa complexa, que entrelaça com maestria brutalidade e lirismo.

Sethe é uma ex-escrava que, após fugir da fazenda em que era mantida cativa com os filhos, foi refugiar-se na casa da sogra em Cincinatti. No caminho, ela dá à luz um bebê, a menina Denver, que vai acompanhá-la ao longo da história.

A relação familiar, bem como os traumas do passado escravizado, transformarão a vida e o futuro de ambas de forma irreversível.

Amada segue uma estrutura não-linear, viaja do presente ao passado, alterna pontos de vista e sonda cada uma das facetas desta história sombria e complexa.

Considerado um clássico contemporâneo, este livro faz um retrato ao mesmo tempo lírico e cruel da condição do negro no fim do século XIX nos Estados Unidos.

“A versatilidade e a abrangência técnica e emocional de Toni Morrison não têm limites. Não há como duvidar de sua estatura como uma das personalidades mais proeminentes da literatura americana de todos os tempos. Amada é um livro arrepiante.” – Margaret Atwood, The New York Times

Data e Horário: 29/08, das 20h às 22h.

 

Inscrições: http://quintalamendola.com.br/programacao/clube-de-leitura-amada-da-escritora-americana-toni-morrison/

 

Contribuição: voluntária – o valor doado é dividido entre o espaço e a mediadora.

 

Bem vindos/as!

 

Abraços,

Daniela e Tatiana

Reservas

O Quintal Amendola é localizado em São Paulo, no bairro Alto de Pinheiros. Para receber o endereço completo, é necessário fazer sua reserva em uma ou mais atividades.

As reservas estão fechados para este evento.

Comments are closed.

Design por Thomas Mourão