mitologia-grega4

“Assim surgiu o mundo: mitos cosmogônicos do Egito, Babilônia e Grécia”, com Denis Bruza Molino

Data / Hora
14/09/2016
20:00 - 22:00


Quintaleiros e Quintaleiras,

Convidamos vocês para a aula aberta com o professor Denis Bruza Molino: “Assim surgiu o mundo: mitos cosmogônicos do Egito, Babilônia e Grécia”.

Denis Bruza Molino é bacharel e mestre em filosofia pela USP. Foi curador assistente do MASP de 2008 a 2014 ; Professor de história da arte, ministrando cursos em instituições como Casa do Saber (desde 2014); Escola do MASP (2007-2014); MAC-USP (2008); Centro Cultural São Paulo (2008); atuou como palestrante no Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo (2015) e no Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília (2013).

Sobre o encontro:
Discursos científicos, filosóficos, esotéricos, religiosos, poéticos concentram-se em deslindar, cada qual a seu modo, a formação do universo. Dos Vedas ao Big Bang, passando pelo Gênesis, muitas são as teorias e os relatos que supõem explicar os mistérios da criação cósmica. Assim, dentre os mitos cosmogônicos védicos sobressaem o da montanha sagrada e o do ovo do mundo. Este, inclusive, figura no orfismo, religião dos mistérios, estabelecida por Orfeu: o universo surge do ovo primordial, metáfora da vida e totalidade do ser. Já Tales de Mileto (c. 623 – 548 a.C), chamado de um dos setes sábios da Grécia antiga, considera que a água é o principio de todas as coisas.
Desde a noite dos tempos, com efeito, os mitos contam quais os elementos e as potências que desencadearam o nascimento e a organização do mundo.

Dada a diversidade de civilizações e os múltiplos relatos cosmogônicos, abordaremos três exemplos notáveis da Antiguidade:

1. No Egito antigo: a criação do mundo por Atum, pai e rei de todos os deuses, como também a teologia de Mênfis, centrada em Ptah, deus dos artesãos e arquitetos.
2. Na Babilônia: o poema Enûma Eliš (fins do século XII a.C.) que trata da luta cósmica entre a ordem e o caos, e descreve os triunfos de Marduk (deus patrono da Babilônia) contra Tiamat (divindade das águas salgadas e do oceano) e seus onze filhos monstruosos.
3. Na Grécia: a Teogonia (c. 700 a.C.) de Hesíodo. Livro que descreve a genealogia dos deuses a partir do Caos, o elemento primordial.

Evento: “Assim surgiu o mundo: mitos cosmogônicos do Egito, Babilônia e Grécia”

​Data: ​14 ​de ​setembro, ​quarta-feira

Horário​: 20h00 às 22h00

​Local: São Paulo – Alto de Pinheiros ​(o endereço completo do espaço será enviado após inscrição aprovada).​

Contribuição​​: os eventos do Quintal Amendola são GRATUITOS – a CONTRIBUIÇÃO É VOLUNTÁRIA!​

Inscrições: via site
ou email (quintalamendola@gmail.com).​

Vagas limitadas!!!

Esse encontro é uma aula aberta e faz parte do curso “Os mitos na Arte”, que será ministrado pelo professor a partir do dia 21 de setembro ao dia 19 de outubro (4 quartas-feiras), das 19h30 às 21h30.

Reservas

O Quintal Amendola é localizado em São Paulo, no bairro Alto de Pinheiros. Para receber o endereço completo, é necessário fazer sua reserva em uma ou mais atividades.

As reservas estão fechados para este evento.

Comments are closed.

Design por Thomas Mourão