20624604_10156450414368452_485668514_n

“A angústia vai ao cinema: imagens da distopia no século XX”, com o poeta e ensaísta Donny Correia

Data / Hora
13/09/2017
20:00 - 22:00


Quintaleiros e Quintaleiras,

convidamos vocês para o encontro “A angústia vai ao cinema: imagens da distopia no século XX”, com o poeta e ensaísta Donny Correia.

Donny Correia, poeta e ensaísta, é mestre e doutorando em Estética e História da Arte pela USP e bacharel em Letras – tradutor e intérprete pelo Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero). Publicou os livros de poesia O eco do espelho (2005), Balletmanco (2009) e Corpocárcere (2013) e Zero nas veias (2015), além de ter organizado, junto com Marcelo Tápia a antologia Cinematographos de Guilherme de Almeida, para a Editora Unesp (2012). Também colabora esporadicamente com o caderno “Aliás” de O Estado de São Paulo. É coordenador de programação da Casa Guilherme de Almeida.

A fala do Donny Correia pretende partir do nascimento da modernidade na sociedade ocidental em fins do século XIX para discutir os efeitos da despersonalização do indivíduo frente à tensão advinda das revoluções sócio-políticas ocorridas após a Primeira Guerra Mundial. A partir da instabilidade da vida cotidiana – muito menor do que as instituições do Estado e da Autoridade – passou a imprimir no ser aquilo que ficou conhecido como o “Mal do século XX”, a depressão, o desespero, a falta de sentido e o vazio. Para debater o tema, recorreremos à análise interdisciplinar de alguns filmes do expressionismo alemão, como O gabinete do Dr. Caligari e Nosferatu, bem como trabalhos escolhidos de cineastas que melhor traduziram a nulidade da vida, como Ingmar Bergman e Michelangelo Antonioni. Pretendemos, com esta conversa, apontar maneiras de ver um filme à luz da época de sua produção e à luz de nossa época, tão análoga, mas muito mais próxima de oferecer alento a partir do reconhecimento dos dilemas.
Encontro: “A angústia vai ao cinema: imagens da distopia no século XX”, com o poeta e ensaísta Donny Correia.

Data: ​1​3​ de ​setembro​, qu​arta-feira​

Horário: 20h às 22h

Local: ​Quintal Amendola – Alto de Pinheiros (o endereço completo do espaço será enviado após inscrição aprovada)​

Inscrições via site ou quintalamendola@gmail.com​​

As vagas são limitadas!!!

Contribuição​: os eventos do Quintal Amendola são GRATUITOS – a CONTRIBUIÇÃO É VOLUNTÁRIA!​

Bem vindas/os ao Quintal Amendola!!

Reservas

O Quintal Amendola é localizado em São Paulo, no bairro Alto de Pinheiros. Para receber o endereço completo, é necessário fazer sua reserva em uma ou mais atividades.

As reservas estão fechados para este evento.

Comments are closed.

Design por Thomas Mourão